Maria José Brites, coordenadora do projeto YouNDigital, foi recentemente entrevistada pela jornalista Leonor Alhinho, do jornal Público, numa peça intitulada “Entre os que não sabem e os que não querem saber: os jovens e o algoritmo das redes”. A conversa, que tem por base o artigo Young People Learning About Algorithms: Five Profiles Spanning From Ineptitude to Enchantment, publicado na revista Media and Communication e que identifica cinco perfis distintos de compreensão e envolvimento dos jovens com os algoritmos. Clique aqui para aceder ao artigo no site do Público, publicado no dia 2 de dezembro.
Esta investigação faz parte do projeto YouNDigital, que visa compreender a relação entre os jovens e as notícias no âmbito da cidadania digital. O projeto centra-se nos interesses, necessidades e processos de socialização relacionados com o consumo de notícias entre os jovens, considerando vários contextos como a família, a escola e os grupos de pares.
Ainda na mesma semana, dia 4 de dezembro, Maria José Brites e Rita Figueiras, professora associada da Universidade Católica Portuguesa e investigadora do projeto, participaram num painel de discussão no programa Consulta Pública, da RTP Antena 1. O episódio 36, intitulado “O jornalismo e os criadores de conteúdos digitais”, analisou o futuro do jornalismo perante a ascensão dos influenciadores digitais e criadores de conteúdos.
O painel também abordou o impacto das redes sociais nos hábitos de consumo de notícias, as considerações éticas no jornalismo digital e as estratégias para promover a literacia mediática entre o público – tópicos intimamente relacionados com o projeto YouNDigital.
Oiça o episódio completo e aprofunde a sua visão sobre o futuro do jornalismo na era digital. O programa está disponível no site da RTP Play.