O Toolkit YouNDigital, intitulado Investigação Participativa com Jovens – Ecos de Diversidade e editado pelas bolseiras do projeto Margarida Maneta e Mariana Müller, procurou reunir a participação de diversos investigadores, de diferentes geografias, com distintas expressões da língua portuguesa para pensar a diversidade e as metodologias participativas com jovens. O tema atravessa a publicação e procura responder a uma lacuna de investigação identificada na revisão sistemática de literatura, aplicada a partir do protocolo PRISMA, no âmbito deste mesmo projeto.
Espreite a estrutura do ebook abaixo e aproveite para o consultar:
Na primeira parte, Maria José Brites, investigadora responsável do projeto YouNDigital – Jovens, Notícias e Cidadania Digital, reflete em torno da diversidade e das audiências jovens, recuperando fases do trabalho de campo do projeto, que têm as notícias e a cidadania digital como enquadramento. Teresa Sofia Castro, investigadora co-responsável do projeto YouNDigital – Jovens, Notícias e Cidadania Digital, apresenta o e-book Ética na Investigação com Crianças e Jovens. Este livro reúne entrevistas com 12 investigadores de oito países e três continentes, que conversam sobre as subjetividades éticas na investigação com populações mais jovens.
Na segunda parte, Gessica Correia Borges disserta sobre a necessidade de recuperar Odara, a partir da sua experiência enquanto jovem negra migrante brasileira investigadora em Portugal. Num ensaio crítico, retrata a forma como, para si, a academia e o ativismo estão interligados. Redy Wilson Lima conta o modo como o rap cabo-verdiano se tem apresentado, ao longo dos últimos anos, como uma ferramenta de afirmação juvenil e espaço de cidadania.
Na terceira parte, Claudio Abdo procura perceber como se dão os processos migratórios de crianças e jovens, a partir de entrevistas com uma família de migrantes brasileiros em Portugal. Já Daniel Meirinho apresenta o projeto Olhares em Foco, em torno da fotografia participativa, e o modo como este dialoga com a cidadania e a diversidade. Por fim, Disakala Ventura traz- nos uma perspetiva a partir de Angola, mais concretamente da organização Plataforma Cazenga em Ação que tem promovido o empoderamento juvenil e a participação cidadã.