Nos dias 10 e 11 de outubro de 2025, Lisboa acolheu a segunda edição da MediaCon – «Encontros com o Jornalismo», sob o tema «O jornalismo que queremos». O evento teve como objetivo refletir sobre o papel atual do jornalismo na era da desinformação.
O programa de dois dias contou com debates, conversas e masterclasses, oferecendo aos participantes um espaço para discutir os desafios e as responsabilidades éticas do jornalismo atual. Os tópicos incluíram crítica cultural, jornalismo transfronteiriço e comunicação científica, com sessões destinadas tanto ao público geral como a públicos especializados. O evento contou também com uma sessão Pecha Kucha para apresentações de projetos e uma feira de media, aberta ao público.
No dia 11, Margarida Maneta, doutoranda da Universidade Lusófona e membro do projeto YouNDigital, participou no painel «Literacia mediática num mundo pós fact-checking». Apresentou insights da investigação YouNDigital e partilhou as suas experiências no ensino e formação de jovens e seniores em Literacia Mediática e Informacional (LMI) em Portugal.
A sua participação destacou a importância das iniciativas de literacia mediática crítica na promoção da cidadania informada e no reforço da resiliência democrática na era digital.