YouNDigital discute Políticas Públicas, Jovens e Educação para os Media

O projeto YouNDigital realizou o evento Políticas Públicas, Jovens e Educação para os Media, no dia 4 de dezembro, na Universidade Lusófona – Centro Universitário de Lisboa. Comemorando um marco importante na trajetória do projeto, o evento promoveu um fórum construtivo para o diálogo entre instituições e especialistas de renome que trabalham na definição da educação para os media e das políticas públicas centradas na juventude em Portugal.

Organizado por Maria José Brites e Teresa Sofia Castro, coordenadoras do projeto, em conjunto com a investigadora Margarida Maneta, o evento reuniu algumas das vozes mais relevantes na área para refletir sobre a literacia mediática, as práticas noticiosas dos jovens e as implicações políticas decorrentes da investigação do YouNDigital.

A mesa redonda da manhã sobre Educação para os Media contou com a participação de Alexandre Le Voci Sayad (ZeitGeist), Carla Barros (Direção-Geral da Educação – DGE), Paulo Couraceiro (GILM) e Sérgio Gomes da Silva (#PortugalMediaLab). O debate, moderado por Paulo Resendes (LUSA), destacou a necessidade de continuar a promover a literacia mediática a partir de diferentes áreas e com públicos diversos.

A segunda mesa redonda, dedicada às Políticas Públicas, reuniu Carla Martins, da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), José Reis, da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), Rui Dinis, do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), e Sara Machado, da Creative Europe, moderada por Ana Sofia Freitas (RTP Notícias). A sessão sublinhou a relevância de ligar a universidade e os organismos públicos e de considerar políticas públicas baseadas nas necessidades locais.

À tarde, o workshop privado liderado por Alexandre Le Voci Sayad ofereceu uma exploração aprofundada, proporcionando insights práticos e estratégias para promover iniciativas de educação para os meios de comunicação social. Um vídeo-resumo do evento vai ser publicado em breve.