Decorreu entre 3 e 4 de abril de 2023, na cidade de Groningen (Países Baixos), a conferência “Practices of digital in- and exclusion in everyday life”. O evento foi organizado pela Universidade de Groningen e teve como objetivo juntar investigadores para discutir e partilhar boas práticas relacionadas com a promoção da literacia digital, principalmente junto de grupos excluídos ou em risco de exclusão.
As investigadoras do YouNDigital – Jovens, Notícias e Cidadania Digital (PTDC/COM-OUT/0243/2021), Ana F. Oliveira e Margarida Maneta marcaram presença no evento, tendo apresentado duas comunicações relativas aos primeiros resultados do projeto.
Na comunicação intitulada “YouNDigital: digital tools for reaching young people’s diversity”, Ana F. Oliveira, em co-autoria com as investigadoras Carla Sousa e Maria João Leote, apresentou uma reflexão sobre o potencial e os desafios do uso de ferramentas digitais em investigação, tendo como ponto de partida o processo de design-thinking que está a sustentar o desenvolvimento de uma web app que, por sua vez, irá albergar uma redação digital para jovens provenientes de contextos diversificados.
A segunda comunicação, apresentada por Margarida Maneta, em co-autoria com as investigadoras responsáveis, Maria José Brites e Teresa Sofia Castro, teve como título “Youth’s perspectives on news and digital citizenship: contributes from YouNDigital”. Ao procurar estudar a relação dos jovens com as notícias e a cidadania digital, englobando a diversidade de contextos – dos mais comuns na literatura aos mais particulares – foram apresentados alguns resultados preliminares do survey aplicado online (n=1300). Estes primeiros dados permitem olhar com detalhe para a realidade portuguesa, em particular para a forma como os jovens inquiridos (15-24 anos) vêem a informação e imaginam a sua produção e distribuição no futuro.