“Jornalismo, Liberdade e Direitos Humanos” é o mote para o lançamento da redação online YouNDigital. A iniciativa, que decorre durante dois dias, reúne jornalistas nacionais e internacionais, jovens, estudantes universitários, investigadores e pessoas interessadas no tema.
Ao todo, serão três sessões híbridas, a começar em Lisboa (Universidade Nova de Lisboa), no dia 19 de fevereiro, e duas no Porto (Universidade Lusófona), no dia 20 do mesmo mês.
A sessão do dia 19 de fevereiro é dinamizada no âmbito da unidade curricular Laboratório de Notícia e Entrevista, lecionada pela professora Marisa Torres da Silva que recebe Rita Murtinho (Portugal), jornalista freelancer e mestre em Jornalismo, que integrou a equipa de Grande Reportagem da SIC e colabora atualmente com a RTP, e ainda Vitor Tomé (Portugal), jornalista e consultor do projeto YouNDigital (Portugal). É possível acompanhar a partir das 14h00 através deste link zoom.
Já no Porto, as duas sessões, uma de manhã e outra de tarde, agendadas para dia 20 de fevereiro, são dinamizadas no contexto da unidade curricular de Transmedia e Narrativas Híbridas, lecionada pela professora e jornalista Vanessa Ribeiro-Rodrigues e decorrem presencialmente na Sala Nobre da Universidade Lusófona e neste link zoom.
De manhã (com receção a partir das 10h00), conta-se com a intervenção de colaboradores da redação, nomeadamente a licenciada em Ciências da Comunicação e autora, Alexandra Ribeiro de Sousa (Portugal), e estudantes de jornalismo da Universidade Lusófona e de Macau, da University of Saint Joseph. Posteriormente, os jornalistas Miguel Midões (Portugal) e Maimuna Bari (Guiné-Bissau) partilham as suas experiências no contexto da prática jornalística, nomeadamente as tentativas de bloqueio à liberdade de imprensa, a instrumentalização dos jornalistas pelo poder local e o papel do Jornalismo na promoção da liberdade de pensamento e dos direitos humanos.
De tarde (a partir das 14:30), além da presença do jornalista Miguel Midões, a sessão junta Andréia Peres (Brasil), jornalista da Cross Content, no Brasil, e colunista da revista Veja, especializada na cobertura de temas sobre justiça social e direitos humanos.
As sessões são gratuitas, abertas à comunidade em geral.