A relação entre os jovens e as notícias foi o foco do seminário “Let’s talk about Youth and News” promovido pelo projeto YouNDigital – Jovens, Notícias e Cidadania Digital (PTDC/COM-OUT/0243/2021) e que trouxe cinco especialistas internacionais à Universidade Lusófona (Porto) e ao CICANT.
Irene Costera Meijer (Vrije Universiteit Amsterdam) (Vrije Universiteit Amsterdam) partilhou resultados preliminares sobre o consumo de notícias dos jovens no TikTok. Lynn Schofield-Clark (University of Denver) refletiu a mudança de paradigma e implicação dos algoritmos na paisagem noticiosa. Marcel Broersma (Centre for Media and Journalism Studies, University of Groningen) trouxe a debate a problematização da confiança nas notícias pelo olhar dos mais jovens. Nic Newman (Reuters Institute for the Study of Journalism, University of Oxford) partilhou dados do último relatório da Reuters relativamente a novos padrões de consumo e resistência às notícias. E Vítor Tomé (Universidade Autónoma de Lisboa, CIES-ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa) focou a sua intervenção no papel dos jornalistas na promoção de competências críticas.
O evento – em parceria com MeLCi Lab – decorreu na Sala Nobre da Universidade Lusófona, Centro Universitário do Porto e online, contando com a moderação do debate de Maria José Brites (Universidade Lusófona, CICANT), investigadora responsável do projeto.
O seminário pode ser (re)visto em:
A iniciativa integrou também a All Digital Weeks – uma campanha europeia de sensibilização para as competências digitais – destacando-se por ser a única no Porto.
Este evento surge na sequência da primeira reunião presencial do projeto que decorreu nos dias 3 e 4 de maio e juntou a equipa de investigadores e consultores. As sessões internas foram conduzidas pela apresentação, discussão e reflexão conjunta sobre primeiros dados e passos futuros do projeto.