Para atrair uma audiência jovem e engajada, a World Association of News Publishers (WAN-IFRA) afirma, em artigo publicado no final de maio, que os websites noticiosos devem implementar estratégias de gamificação. Transformar um tópico em atividades semelhantes a um jogo estimula a interação e a participação, além de fazer com que assuntos complexos se tornem mais compreensíveis.
Tendo em conta que atrair e reter a atenção dos jovens é um desafio para toda a indústria mediática, a própria WAN-IFRA tem investido num projeto de gamificação, o News Arcade. O projeto tem sido desenvolvido em um consórcio de publishers europeus com o objetivo de melhorar os níveis de literacia mediática e criar conexões com potenciais audiências.
O jogo permitirá experimentar o processo jornalístico a partir de notícias atuais, com fontes reais e fotos. Os jogadores poderão criar uma notícia interativa e entender melhor as responsabilidades envolvidas na produção de conteúdo noticioso. O jogo é pensado para ser integrado de forma fácil no fluxo de trabalho das redações, visto que será implementado nos próprios sites dos parceiros do projeto. Os testes do protótipo iniciam neste mês e a fase piloto deve ser lançada no outono.
É possível aderir à newsletter do projeto para receber mais informações sobre a iniciativa.