Nos dias 18 e 19 de novembro, a Universidade da Beira Interior recebeu a conferência final do projeto MediaTrust.Lab, do qual as investigadoras do projeto YouNDigital, Inês Amaral e Maria José Brites, são parte. Com espaço para comunicações, Margarida Maneta apresentou “Bring young people closer to the journalistic process: reflections on digital newsroom from YouNDigital project”, em co-autoria com Maria José Brites, Marisa Torres da Silva, Lúcia Mesquita e Mariana Müller.
Lúcia Mesquita, por sua vez, apresentou “Beyond Verification: The Evolving Role of Fact-Checking Organisations in Media Literacy Education for Youth”, em co-autoria com Margarida Maneta e Maria José Brites.
O projeto MediaTrust.Lab, coordenado pelos investigadores Pedro Jerónimo e Inês Amaral, tem trabalhado em parceria com o projeto YouNDigital. Fruto desse trabalho conjunto podem apontar-se webinars e um artigo, recentemente publicado na revista Media & Jornalismo.
Também na mesma semana, as mesmas investigadoras participaram no VIII Congresso Internacional de Ciberjornalismo (#8COBCIBER) que decorreu na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Esta edição teve a investigadora do projeto YouNDigital, Inês Amaral, como keynote, em torno do tema Plataformas e desinformação: desafios do jornalismo na era dos algoritmos populistas e racistas. Já Margarida Maneta e Lúcia Mesquita apresentaram comunicações nas sessões Inovação e Desafios.
Créditos da fotografias: organização MediaTrust.Lab e Obciber