Universidade Lusófona recebe formação sobre Literacia para os Media e Jornalismo


Com o apoio da equipa do projeto YouNDigital, a Universidade Lusófona (Centro Universitário do Porto) e o CICANT acolheram, nos dias 8 e 9 de novembro, mais uma edição do Seminário Literacia para os Media e Jornalismo. Organizado pela Associação Literacia para os Media e Jornalismo (ALPMJ) e pelo CENJOR (Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas), o evento tem como objetivo formar jornalistas, professores de comunicação e comunicadores para darem formações na área da literacia mediática.
Entre as atividades programadas, esteve uma sessão de formação com a PI do projeto YouNDigital, Maria José Brites, intitulada “Cidadania digital, formação de públicos ativos e críticos, relação entre jornalistas e cidadãos”. Vitor Tomé, consultor do projeto, também foi orador da sessão intitulada “Enquadramento histórico-conceptual da Literacia para os Media”. A bolseira de pós-doutoramento do projeto, Mariana Scalabrin Müller, participou no seminário como formanda.
As investigadoras do YouNDigital Margarida Maneta, Maria José Brites, Lúcia Mesquita e Vanessa Ribeiro-Rodrigues, além do consultor Vitor Tomé, também integram a bolsa de formadores da ALPMJ.
O seminário contou com a presença de uma série de convidados que conduziram sessões de formação, workshops e dinâmicas de grupo. Entre os oradores convidados, estava o investigador britânico David Buckingham, professor emérito na Loughborough University e professor visitante no Kingʼs College London.