Programa E2 da RTP2 aborda os desafios da literacia mediática

A literacia mediática foi tema do programa E2 da RTP2. Maria José Brites e Ana Filipa Oliveira, investigadoras do YouNDigital, foram entrevistadas para o programa durante o VI Congresso de Literacia, Media e Cidadania, organizado pelo GILM – Grupo Informal sobre Literacia Mediática, entre os dias 21 e 22 de abril.

Maria José Brites abordou a aquisição de competências na era digital, os desafios de consumir informação de qualidade, de aprender a detetar a desinformação e a responsabilidade dos órgãos de comunicação social e dos produtores na educação cívica. A investigadora, coordenadora do projeto YouNDigital, reforçou ainda a importância do desenvolvimento contínuo de programas que visem a capacitação dos indivíduos e que promovam a colaboração entre os vários setores – desde o meio académico à sociedade civil.


Já a investigadora Ana Filipa Oliveira abordou a urgência de capacitar os cidadãos com competências mediáticas para vivenciarem e exercerem a cidadania de forma esclarecida, respondendo aos atuais desafios decorrentes das novas tecnologias digitais, incluindo a inteligência artificial.

Pedro Jerónimo, coordenador do projeto MediaTrust.Lab (co-coordenado por Inês Amaral, investigadora do YouNDigital) também concedeu entrevista ao E2. O investigador centrou-se nas dinâmicas de propagação de notícias falsas.

Pode assistir ao programa aqui.