Projeto europeu mapeia boas práticas portuguesas no combate à desinformação

No âmbito do projeto europeu Read Twice (ID101081326), foi realizado um mapeamento de iniciativas nacionais relacionadas com o combate à desinformação e a promoção de competências de literacia mediática.

Este mapeamento, realizado por uma equipa de investigadores do Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias (CICANT), teve como objetivo recolher informações e listar iniciativas representantes da experiência e know-how de Portugal na abordagem à desinformação e à literacia mediática. Pretendeu-se dar uma visão geral das várias áreas que têm vindo a refletir e a promover a tomada de consciência face à desinformação, apresentando uma recolha abrangente e incisiva de informação sobre iniciativas promovidas por entidades públicas e privadas.

O resultado final do mapeamento português foi publicado no site da Euro Advance – entidade búlgara que coordena o projeto. No site pode também ser consultado o mapeamento efectuado pela Alliance4Europe – entidade alemã também envolvida no projeto.

Image from rawpixel
Sobre o projeto Read Twice

O projeto Read Twice é um projeto com financiamento europeu (programa Citizens, Equality, Rights and Values – CERV) que junta entidades provenientes da Bulgária (Euro Advance), Roménia (Se Poate), Croácia (Udruga Za Promicanje Aktivnog), Alemanha (Alliance4Europe) e Portugal (Universidade Lusófona) na promoção do espírito e competências críticas face à informação veiculada pelos media. O seu objetivo é reforçar as competências dos jovens profissionais dos media para combater a desinformação e limitar a propagação de notícias falsas, tornando-os agentes responsáveis pela informação veiculada nos media. A par de mapear atividades conduzidas nas últimas décadas em Portugal e na Alemanha (países com melhor posicionamento em termos de competências de literacia mediática), o projeto Read Twice conta com um plano de trabalhos altamente focado na formação dos públicos jovens através de ações de capacitação, formação de pares e webinários.