Jovens em Portugal têm competências digitais acima da média europeia

A Pordata, base estatística da Fundação Manuel dos Santos, divulgou em julho, a propósito das Jornadas Mundiais da Juventude, um retrato dos jovens em Portugal. A análise considera aspetos como qualificação, acesso ao emprego e à habitação, vínculo laboral e salários, além de hábitos de saúde e de tecnologia.

Os dados apresentados indicam que os jovens entre os 15 e os 24 anos correspondem a 10% do total da população portuguesa (1.086.544 pessoas) em 2022. Um em cada dez nasceu no estrangeiro.

Photo: RawPixel
Em relação ao consumo mediático e ao uso de tecnologia, o relatório refere que os jovens em Portugal encontram-se na 5ª posição entre os países da União Europeia em relação a competências digitais básicas ou acima do básico.

Quase a totalidade dos jovens de 16 a 24 anos (99,5%) usa a Internet diariamente. Em relação aos demais países da UE, os jovens que residem em Portugal estão no 5º lugar entre os que mais usam a internet para aceder às redes sociais e para ler notícias online. E em 10º lugar para participar de atividades cívicas ou políticas. Entre outras atividades feitas na Internet o relatório destaca “fazer curso ou usar material de aprendizagem online” e “ouvir ou fazer download de podcasts”.

O relatório da Pordata utilizou dados da Eurostat em relação a competências digitais, frequência de uso e finalidades de utilização da Internet. Aceda ao relatório completo aqui.