Eventos em Lisboa e no Porto marcam o lançamento da redação YouNDigital

Está online: a redação YouNDigital foi lançada. Foram dois dias de discussão, em sessões híbridas, em torno do tema “Jornalismo, Liberdade e Direitos Humanos”.

Na segunda-feira, dia 19 de fevereiro, a partilha de ideias decorreu no âmbito da unidade curricular Laboratório de Notícia e Entrevista, lecionada pela professora Marisa Torres da Silva da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Rita Murtinho (Portugal), jornalista freelancer e mestre em Jornalismo, e Vitor Tomé (Portugal), jornalista e consultor do projeto YouNDigital (Portugal), abordaram experiências pessoais e desafios da prática jornalística com foco na liberdade e nos direitos humanos.

As sessões de terça-feira, dia 20 de fevereiro, decorreram na Sala Nobre da Universidade Lusófona, no Porto, pela manhã e pela tarde. Foram dinamizadas no contexto da unidade curricular de Transmedia e Narrativas Híbridas, lecionada pela professora e jornalista Vanessa Ribeiro-Rodrigues, com uma audiência repleta de jovens futuros jornalistas.

No período da manhã, estiveram à conversa a licenciada em Ciências da Comunicação e autora, Alexandra Ribeiro de Sousa (Portugal), e estudantes de jornalismo da Universidade Lusófona, Diana Cunha e Ana Vasconcelos, e de Macau, da University of Saint Joseph, Fernando Dos Santos Queiroz e Fábio Tavares. Os jornalistas Miguel Midões (Portugal) e Maimuna Bari (Guiné-Bissau) partilharam as suas experiências no contexto da prática jornalística, nomeadamente as tentativas de bloqueio à liberdade de imprensa, a instrumentalização dos jornalistas pelo poder local e o papel do Jornalismo na promoção da liberdade de pensamento e dos direitos humanos.

No período da tarde, estiveram à conversa María Ortega e Inês da Costa, estudantes finalistas de Ciências da Comunicação na Universidade Lusófona, com Alexandra Ribeiro de Sousa. No painel seguinte, além da presença do jornalista Miguel Midões, a sessão contou com os contributos de Andréia Peres (Brasil), jornalista da Cross Content, no Brasil, e colunista da revista Veja, especializada na cobertura de temas sobre justiça social e direitos humanos.